A Polícia Militar Ambiental autuou, neste domingo (19), um morador de Iracemápolis (SP) por manter aves silvestres em cativeiro. Ele terá que pagar multa.
A abordagem do morador ocorreu porque, quando patrulhavam pela Avenida Nelson Rossini, no Jardim Aquárius, os agentes cabo Bonassi e o cabo Duprê viram diversas gaiolas penduradas na parede da residência.
Os policiais chamaram pelo morador e ele disse que ela criador amador, mas não conseguiu localizar a documentação para apresentar aos PMs. “No local, constatamos três canários-da-terra verdadeiros sem anilhas ou atestado de origem; 19 canários-da-terra anilhados; seis coleirinhos anilhados e um trinca-ferro verdadeiro anilhado. Todas em gaiolas, com água e comida a disposição, sem sinais de maus-tratos”, descreveram.
Os três animais que estavam sem anilhas foram apreendidos e o proprietário acabou multado em R$ 1,5 mil. “As aves foram soltas em área de mata por apresentarem estado bravio e sem ferimentos. A gaiola foi destruída e descartada em local apropriado”, completaram.
Quanto às demais aves, como as anilhas não apresentavam nenhuma adulteração, permaneceram com o morador.