Um bebê, de apenas 15 dias de vida, foi salvo por militares após se engasgar com leite materno na noite desta quinta-feira (13), no bairro dos Jequitibás, em Limeira (SP).
Segundo informações levantadas pela equipe do Rápido no Ar no local, a Polícia Militar (PM) chegou rapidamente ao local e realizou de manobra de Heimlich no local e em seguida colocou a criança na viatura e encontrou a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.
Em seguida a criança foi encaminhada para a Santa Casa de Limeira por onde passará por exames.
MANOBRA DE HEIMLICH
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias respiratórias em casos de engasgamento. A técnica é nomeada em homenagem ao médico americano Henry Heimlich, que a desenvolveu em 1974.
Ela consiste em pressionar o diafragma da vítima através de compressões abdominais. Para realizá-la corretamente, siga os seguintes passos:
1 – Posicione-se atrás da vítima e incline-a para frente;
2 – Faça uma concha com sua mão dominante e posicione-a na parte superior do abdômen da vítima, abaixo do osso do peito;
3 – Com a outra mão, pressione a mão dominante firmemente para dentro e para cima em direção ao diafragma;
4 – Repita a compressão abdominal até que a obstrução seja removida.
É importante lembrar que a manobra de Heimlich só deve ser realizada em casos de obstrução total das vias respiratórias e que pode ser perigosa se realizada incorretamente. Em casos de engasgamento parcial, é recomendado que a vítima tussa para tentar desobstruir as vias respiratórias. Se a obstrução não for removida, procure ajuda médica imediatamente.