Todos os dias, os bancos informam aos seus clientes que não pedem dados pessoais, muito menos senhas, por telefone, por mensagens via WhatsApp, SMS, etc, e todo dia tem oportunista tentando aplicar golpes em correntistas, donos de contas-poupanças ou contas-salários. O detalhe é que a maioria dessas mensagens chega através do banco que a pessoa possui conta.
Um dos tipos de golpes que tem se tornado bastante frequente, conforme mostra o jornalista Santiago Lourenço, e que recebeu a mesma mensagem, aconteceu da seguinte forma: Nesta semana, ele recebeu uma mensagem, escrita, inclusive com o nome completo dele, com a informação que havia sido feita uma compra na internet, com seu cartão de crédito, em uma adega, no valor de R$ 10.500,00 – até mesmo os números finais do cartão dele constavam nesta mensagem.
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Ao final do texto constava a seguinte pergunta: “Você reconhece essa compra?”. Embaixo havia duas oções para ele clicar: Se reconhecesse a compra, deveria clicar no “Sim” e se não reconhecesse, no “Não”. É aí que ocorre o golpe, segundo Santiago, porque se a pessoa clicar dá todo o acesso para os criminosos acessarem a conta bancária das pessoas.
Insistência
Como Santiago não respondeu – nem sim e nem não – 30 minutos depois chegou outra mensagem orientando-o a entrar em contato com dois números de telefone – um de prefixo 4002 e outro com início 0800. Outra vez, Santiago ignorou a mensagem.
A partir daí foram chegando outras mensagens, indicando que ele deveria optar por uma das respostas e até mesmo informando que o cartão dele já poderia estar bloqueado.
“As pessoas não devem responder a este tipo de mensagem porque se responderem, ou clicarem em um dos números de telefones, que chegam como se fossem links, os estelionatários vão mexer no aplicativo delas e fazer transferências das contas delas para as de outros marginais”, declarou.
Em caso de dúvidas, as pessoas devem comparecer ao banco e conversarem com seus gerentes. Caso sejam vítimas de golpes, devem registrar Boletim de Ocorrência e, de preferência, levar cópias das conversas e transações para serem anexadas ao BO.