Uma menina de 8 anos morreu no Distrito Federal após participar de um desafio viral nas redes sociais que envolvia a inalação de desodorante aerossol. A criança teve morte cerebral constatada no último dia 10 e o óbito foi oficialmente declarado neste domingo (13) no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).
egundo informações da Polícia Civil do DF, ela participou do chamado “desafio do desodorante”, que circula em plataformas como o TikTok. A proposta do desafio é que a pessoa inale desodorante spray pelo maior tempo possível — prática extremamente perigosa e com potencial letal, alertam especialistas.
De acordo com os médicos, a menina sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ela foi reanimada por cerca de 60 minutos, mas não apresentou reflexos. A morte cerebral foi constatada ainda no dia 10 de abril, e o falecimento foi confirmado após exames complementares no domingo.
O caso é investigado pela 15ª Delegacia de Polícia, que abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte e identificar os responsáveis pela disseminação do desafio na internet.
“A depender das circunstâncias, o responsável poderá responder por homicídio duplamente qualificado, com pena de até 30 anos de prisão”, informou o delegado Ataliba Neto.
Perigo real e silencioso
Especialistas alertam para o risco de inalar produtos em spray. Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica da USP, explicou que o desodorante em aerossol contém etanol e outras substâncias tóxicas, que ao serem inaladas comprometem a oxigenação nos brônquios e podem levar à morte.
A família de Sarah também se manifestou nas redes sociais, pedindo mais atenção dos pais e responsáveis quanto aos conteúdos acessados por crianças na internet.