Era uma vez uma Vila Chamada Via dos Corações. Os moradores desta Vila estavam passando muita fome. Perto dali havia uma rainha muito bondosa e os moradores resolveram ir falar com ela. O desfecho dessa história só será conhecido por quem adquirir o livro “O Gato Molli e a Vila dos Corações”, escrito pela pequena Manuella Monteiro, de apenas 8 anos, e que fará o lançamento na tarde deste sábado (19), com tarde de autógrafos, das 15h às 17h, no Palacete Levy, em Limeira (SP).
O livro, editado pela editora Plena Voz, é a primeira obra da estudante do 3º Ano de uma escola pública de Limeira e ela acredita que não será o único. Os textos possuem linguagem simples e ilustrações do início ao fim. Detalhe: todos os desenhos foram feitos por ela.
Manuella, que conversou com a equipe do Rápido No Ar, conta que a ideia surgiu de sua imaginação. “Uma noite eu estava em casa, peguei uma folha de papel e comecei a desenhar. Fiz um gato, um castelo, dois corações e acabei escrevendo até a madrugada”, declara.
Sobre o título, ela diz que costa muito de gatos e se viu inspirada nisso para fazer a capa e começar sua história. “Gosto bastante de ler. Quando mostrei para minha mãe o que fiz, ela perguntou se eu gostaria de transformar em um livro e eu respondi que sim”,
Às vésperas do lançamento, Manuella Monteiro diz que está envolvida em sentimentos de alegria e emoção. “Convidei vários parentes, e amigos, para prestigiarem a tarde de autógrafos. Convido também a população em geral”, ressalta. A menina é, também, violinista e cantora.
ATENÇÃO VOLTADA PARA A ARTE
A mãe de Manuella, a professora Rosilda Santos, que tem também o filho Théo, de 5 anos, conta que estimula bastante os filhos para que gostem de artes. “Em casa tem muita canetinha, lápis de cor, livros. Para se ter ideia, temos uma TV faz um mês porque nunca foi prioridade. Entre gastarmos com televisão e viagens preferíamos sempre viajar”, revela.
“Às vezes eu sou a mãe chata, que não deixa ficar em celular, mas interajo bastante com eles. Enquanto faço a janta, por exemplo, eles ficam na mesa da cozinha desenhando e ajudo fazer lições. O Théo ama quebra-cabeças”.
Rosilda diz que o lançamento do livro vem, para Manuella, como um acalento já que, durante uma aula de educação física, ela foi derrubada e fraturou o braço. Por enquanto, ela não pode movimentar o braço para tocar violino.
A EDITORA
Manuella, de acordo com a mãe, começou o livro em fevereiro deste ano. Em julho, quando sua irmã – e tia da menina – veio de Curitiba (Paraná) passar uns dias em Limeira, Rosilda mostrou a obra da filha para ela.
“Minha irmã conhece algumas pessoas da Academia de Letras, de Limeira, e em conversa com elas o projeto chegou até a editora que gostou muito. Quando pedimos para que o lançamento fosse feito na Semana das Crianças fomos atendidas. A gente trabalha, educa, e acha que vai colher os frutos lá na frente, mas a colheita já começou”, diz Rosilda.
A entrada na tarde de autógrafos será franca e o Palacete Levy fica no Largo da Boa Morte, no Centro. O livro custa R$ 30.