Uma menina de 12 anos morreu neste domingo (13) após sofrer complicações durante o parto no Centro Materno-Infantil (CMI) de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Grávida de oito meses, a adolescente foi internada na sexta-feira (11) em estado gravíssimo, segundo informações da prefeitura do município.
De acordo com nota oficial, a gravidade do quadro clínico exigiu que a equipe médica realizasse um parto de emergência logo após a entrada da menina na unidade. Após o procedimento, ela foi encaminhada para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde permaneceu internada, mas não resistiu às complicações e veio a óbito no domingo.
O bebê, nascido prematuro, segue internado e recebendo cuidados médicos intensivos, de acordo com a prefeitura.
Por se tratar de uma gestante menor de 14 anos, o caso se enquadra automaticamente como violência sexual de acordo com o Código Penal Brasileiro. A Prefeitura de Betim informou que o CMI notificou o Ministério Público e o Conselho Tutelar no sábado (12).
Ainda segundo o comunicado, a família da adolescente já tinha conhecimento da gestação e sabia quem é o pai da criança. A nota também afirma que “todos os protocolos indicados foram rigorosamente seguidos” pela unidade de saúde.



