Uma estudante de 11 anos morreu após ter sido espancada dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco. A vítima, identificada como Alícia Valentina, sofreu traumatismo após ser empurrada e bater a cabeça no chão durante uma briga na última quinta-feira (4).
Segundo a Polícia Civil, a menina chegou a ser levada ao hospital municipal com sangramento no nariz, recebeu atendimento e foi liberada. Já em casa, voltou a apresentar sangramento, desta vez pelo ouvido, e precisou retornar ao posto de saúde, de onde foi liberada novamente. Horas depois, Alícia começou a vomitar sangue e foi levada de volta ao hospital. Em estado grave, foi transferida para o Hospital Regional de Salgueiro e, posteriormente, encaminhada ao Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu. A morte cerebral foi confirmada na noite de domingo (7).
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da agressão e ainda não divulgou o que teria motivado o ataque. O Conselho Tutelar acompanha o caso junto à Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura informou que presta assistência à família e afirmou que “todas as medidas cabíveis” serão adotadas.
A direção da escola declarou, em nota, que prestou o socorro necessário, levando a aluna ao hospital, mas não comentou o episódio da agressão. Até o momento, a Secretaria de Educação de Pernambuco não se manifestou.
O corpo de Alícia será sepultado nesta segunda-feira (8) no cemitério da cidade.


