Uma tragédia causada por um desafio viral nas redes sociais terminou com a morte da menina Brenda Sophia Melo de Santana, de 11 anos, em Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco. A criança sofreu uma parada cardiorrespiratória no último domingo (9) após inalar desodorante aerossol, prática que circula na internet como um suposto “desafio”.
A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu e faleceu antes de chegar ao hospital. A Polícia Civil de Pernambuco classificou o caso, inicialmente, como morte acidental, mas aguarda o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) para confirmar a causa do falecimento. A investigação busca esclarecer se houve algum tipo de incentivo ao ato por terceiros ou em redes sociais.
Família já havia alertado sobre o perigo
De acordo com os familiares da menina, Brenda já havia sido alertada sobre os riscos desse tipo de “brincadeira”, mas continuava reproduzindo desafios encontrados na internet.
Após a morte da garota, a Prefeitura de Bom Jardim publicou uma nota oficial alertando os pais sobre os riscos do uso descontrolado das redes sociais e os desafios perigosos que circulam na internet.
“O uso da internet por crianças e adolescentes requer atenção e diálogo constante. Muitos desafios que parecem inofensivos podem levar a consequências trágicas. Nos solidarizamos com os familiares e amigos de Brenda Sophia e prestamos todo apoio necessário à família”, destacou a administração municipal.
Relembre casos semelhantes
Infelizmente, essa não é a primeira vez que um desafio perigoso compartilhado na internet termina em tragédia no Brasil.
-
2018 – São Bernardo do Campo (SP): A menina Adrielly Gonçalves, de 7 anos, morreu após inalar uma grande quantidade de desodorante aerossol. Ela tentava imitar um vídeo viralizado nas redes sociais quando desmaiou e não resistiu.
-
2020 – Aracaju (SE): Um menino de 12 anos faleceu ao inalar um vidro inteiro de desodorante. O “desafio” consistia em testar quem conseguia suportar a inalação do produto químico por mais tempo.
-
2022 – Belo Horizonte (MG): O garoto João Vitor Santos Mapa, de 10 anos, inalou metade de um frasco de desodorante dentro do guarda-roupa e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Apesar do socorro rápido do SAMU, ele não resistiu.
Ver essa foto no Instagram
Polícia alerta para perigos e investiga desafios na internet
Desde 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os chamados “jogos perigosos” como um distúrbio comportamental na Classificação Internacional de Doenças (CID). Segundo a entidade, esses desafios são caracterizados por “um padrão de jogatina online ou offline que aumenta o risco de consequências prejudiciais à saúde mental ou física“.
A Polícia Civil investiga se há influenciadores ou grupos incentivando o desafio e orienta pais e responsáveis a monitorar o conteúdo consumido por crianças e adolescentes nas redes sociais.
📌 Orientações de segurança:
✅ Converse com seus filhos sobre os riscos de desafios virais.
✅ Monitore o que eles acessam na internet.
✅ Fique atento a mudanças de comportamento.
✅ Bloqueie conteúdos perigosos e denuncie desafios suspeitos.
A morte de Brenda Sophia reforça o alerta sobre o perigo das “brincadeiras” incentivadas na internet. O caso segue sob investigação.