A Polícia Militar de Piracicaba inaugurou, nesta manhã de terça-feira (3), o “Memorial dos Heróis do 10º BPM/I”. A solenidade aconteceu na sede do 10º Batalhão, contou com oficiais e praças da PM e demais convidados.
O memorial foi construído em homenagem aos policiais que perderam suas vidas trabalhando. Há, neste memorial, 14 policiais sendo que alguns faleceram na década de 80, quando o Batalhão era muito maior do que é hoje porque abrangia as regiões de Rio Claro, Limeira, Leme, que atualmente pertencem a outros Batalhões.
Quem construiu a estátua foi o sargento Duarte, que passou para a inatividade em junho deste ano. O material usado foi cimento, areia, detergente para que a massa não trincasse e tinta usada em alvenaria. Duarte também impermeabilizou a peça.
“O que eu ofereci fazendo essa estátua do policial foi muito pouco, em vista desses heróis. Eu só tive trabalho e suor e eles deram tudo, que foi a vida deles. Foram de um valor que não tenho como mensurar”, declarou.
A comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel/PM Silvia Andréia Mantonani, disse que todos os nomes que estão no memorial são de policiais que morreram defendendo a sociedade e até pessoas que, na maioria das vezes, eles nem conheciam.
“São policiais que levaram o nosso juramento, que quando entramos na Polícia Militar fazemos um juramento de defender a sociedade, ainda que com sacrifício da própria vida. Esses policiais levaram esse juramento até as últimas consequências, que é um ato extremo de amor ao próximo, de dedicação e abnegação à profissão que escolheram. Nós, na Polícia Militar, temos essa tradição de sempre reverenciar aqueles que nos antecederam para que possamos alçar novos voos, novos passos. Nada somos sem aqueles que vieram antes de nós. Então, é muito importante sabermos a que custo nossa história foi construída”.
Para o coronel/PM Rodrigo Arena, que comanda o CPI-9, Comando de Policiamento do Interior Nove), essa manhã foi de emoção, de reflexão quanto aos riscos, perigos e dificuldades da profissão policial militar.
“Nós temos vários nomes, na sua maioria de policiais jovens, que foram vítimas da sanha dos criminosos, deixaram suas famílias e levaram ao extremo o juramento feito, quando da formatura, de defender a sociedade mesmo com sacrifício da própria vida. A gente pede a Deus que continue confortando a família, os parentes, amigos, para aplacar um pouco essa saudade que nós temos desses policias que partiram”.
O prefeito Luciano Almeida também esteve no evento. O 10º Batalhão de Piracicaba fica à rua Américo Vespúcio, 100, Jardim São Luiz, em Piracicaba.