A brasileira Mayra Aguiar venceu a sul-coreana Hyunji Yoon e conquistou a medalha de bronze na categoria até 78kg nas Olimpíadas de Tóquio. Ela levou a sul-coreana ao chão, imobilizou com um kuzure-kami-shiho-gatame por 20 segundos e garantiu a medalha.
A judoca se tornou a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual. Antes de Tóquio, já havia subido ao pódio em Londres 2012 e Rio 2016. É, também, a primeira a fazer isso em três Olimpíadas em sequência.
Mayra também chega ao topo do esporte que mais deu medalhas ao Brasil em Olimpíadas. O judô soma 24 pódios em Olimpíadas. Mayra tem três, mais do que qualquer outro no país.
Na estreia, Mayra precisou de 40 segundos para vencer a israelense Inbar Lanir por ippon. Depois, a brasileira deu adeus à briga pelo ouro ao perder por wazari no Golden Score para a alemã Anna-Maria Wagner, atual campeã mundial.
Na repescagem, Mayra venceu Aleksandra Babintseva. A russa tomou três punições e foi desclassificada, abrindo o caminho para que Mayra buscasse o bronze.
Crédito – Lara Monsores/CBJ