O proprietário de uma residência de Sumaré foi autuado em R$ 59.500,00, nesta terça-feira (13), após a Polícia Militar Ambiental, ao atender solicitação da Polícia Federal, flagrar aves da fauna silvestre nativa e 04 columbiforme exóticas domésticas, em condições de maus-tratos.
Segundo a PM Ambiental, a solicitação da PF se deu após suspeita de possível adulteração de anilha. No local, os policiais encontraram 11 aves da fauna silvestre nativa e 4 columbiforme exóticas domésticas.
A equipe analisou 03 anilhas destinadas a psitacideos (aves como papagaios, araras, cacatuas, periquitos), que não possuem regulamentação oficial. Em seguida, foram verificadas as condições sanitárias e local de acondicionamento, que estavam inadequados, bem como não havia anilhas de identificação.
O criador não possui nem o criador possui CTF (Cadastro Técnico Federal), registro no Ibama para atividades ambientais no Brasil. Foram lavrados os AIAs (Autos de Infração Ambiental) e as medidas penais foram adotadas pela própria equipe da Polícia Federal que levou o autor para a Delegacia de Campinas (SP).
As aves foram destinadas ao instituto Bellas Aves onde foram depositadas. São elas: 04 Pássaro Preto, 01 Patativa, 02 Tico-tico Rei, 01 Pixoxó, 02 Canário da Terra, 01 Coelirinho, 04 Pombas Lofete.




