A Mastra Indústria e Comércio Ltda. se manifestou nesta quarta-feira (10) por meio de nota oficial, após ser alvo da Operação Exaustão, deflagrada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). A ação investiga possíveis irregularidades fiscais envolvendo o recolhimento do ICMS no setor de autopeças. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em unidades da empresa em diversas cidades do estado.
Segundo o comunicado, a Mastra afirma estar colaborando de forma ativa e transparente com as autoridades e informa que busca acesso às informações que motivaram a operação. A empresa declarou não ter conhecimento de qualquer irregularidade relacionada à apuração e recolhimento do ICMS sobre suas operações.
Ainda conforme o documento, todas as atividades da companhia estariam sendo conduzidas em conformidade com a legislação fiscal vigente.
A nota também destaca que a empresa está fornecendo todas as informações solicitadas pelos órgãos competentes e manifesta confiança de que os fatos serão devidamente esclarecidos, sem identificação de irregularidades.
Leia a nota na integra:
A MASTRA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. foi alvo, na manhã desta quartafeira, 10 de dezembro de 2025, de fiscalização conduzida pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, denominada de operação ‘Exaustão’, destinada a averiguar eventuais irregularidades fiscais relacionadas ao recolhimento do ICMS no segmento de autopeças.
A MASTRA está cooperando de maneira ativa e transparente com as autoridades, dedicando-se, neste momento, a obter pleno acesso às
informações relativas à origem e ao conteúdo das alegações que motivaram a operação mencionada.
Entretanto, a MASTRA esclarece que não tem conhecimento de qualquer irregularidade relacionada à apuração e ao recolhimento do ICMS incidente sobre suas operações. A MASTRA enfatiza que cumpre rigorosamente todas as suas obrigações tributárias, conduzindo suas atividades em total conformidade com a legislação fiscal vigente.
A MASTRA reitera seu compromisso em fornecer todas as informações solicitadas pelas autoridades competentes, mantendo absoluta confiança de que os fatos serão devidamente esclarecidos e não será identificada qualquer irregularidade em suas operações.
Por fim, a MASTRA reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e o respeito às leis, à Fazenda Pública, a seus clientes, fornecedores e colaboradores.
Limeira, 10 de dezembro de 2025.




