Ano novo, vida nova. Com esse lema, o Independente comemorou 81 anos de fundação no domingo. Com direito até a um bolo de aniversário, dirigentes, torcedores, imprensa e autoridades marcaram presença no Estádio Comendador Agostinho Prada.
O presidente Mário César Rodrigues, que pela primeira vez deu uma entrevista para falar da atual situação do clube, chegou a se emocionar ao lembrar das dificuldades que passou, em especial no ano passado, quando quase renunciou ao cargo, pressionado pelos torcedores. A parceria com a G-10 Sports desgastou demais o seu mandato e fez o clube cair da Série A-4 para a Bezinha.
Marinho deixou bem claro que não quer mais fazer parcerias e que a solução encontrada é apostar em pessoas de Limeira para resgatar a credibilidade do Independente.
Marinho trouxe de volta o executivo Saulo Roncatto, que é muito respeitado na cidade e que já fez um bom trabalho no Independente.
O gerente de futebol será André Guilherme, que ajudou a Inter de Limeira a subir para a Série A-2 em 2017. Por alguns meses assumiu a presidência leonina, tornando-se o mais jovem da história nesse cargo.
Ele vem mapeando a Copa São Paulo de Juniores para pinçar alguns jogadores para a Bezinha. André tem conhecimento da divisão e acredita que formará um time bastante competitivo para subir. Não descartou fazer peneiras na região. A folha deverá girar em torno de R$ 25 mil.
O Independente agora tem dois supervisores de futebol. Edvaldo Marques segue no clube, mas terá a ajuda do ex-meia Léo Pessutti.
A base terá o comando de Laudenir Lopes, um dos maiores reveladores de talentos do futebol limeirense. Ele será auxiliado pelo ex-lateral-direito Vinícius Pedalada (com passagens positivas pelos dois times da cidade) e por Xandão, que há tempos está no clube.
Outro reforço importante que o Independente terá neste ano é o empresário Thié, dono da escolinha Thié Sports e pai do zagueiro são-paulino Felipe Negrucci.
O técnico PC Santos estava feliz com a união da diretoria para este ano. Disse que os trabalhos começarão oficialmente no final de fevereiro e que não adianta ficar lamentando a queda de 2024. A Bezinha, que é a 5ª divisão do Campeonato Paulista, começará em abril e deverá contar com 18 equipes.
Acompanhado de sua filha de sete anos, o ex-presidente Lucas Moraes, um dos maiores e mais pé quentes da história, fez questão de prestigiar o evento. Disse que um dia sonha em voltar a presidência e que o acesso diante da rival Inter em 2014 foi o dia mais feliz de sua vida.
Presenças também do seu Nicola Barbato, que dedicou vários anos de sua vida ao Independente, do historiador Kina Mercuri, que está prestes a lançar o almanaque oficial do clube e de Furlan, um abnegado que merece todas as homenagens possíveis. Ele estava emocionado exibindo com orgulho uma camisa do Independente de 1972.
O vereador Costa Júnior, eleito no final do ano passado, compareceu ao evento com a camisa do Independente, representando as autoridades. A manhã também foi de inauguração do memorial do clube e da lojinha oficial.