Nesta segunda-feira (17), teve início uma nova temporada de treinamento da Lei Lucas (Lei 5.987/2018), em Limeira. A lei estabelece a obrigatoriedade de capacitar os profissionais da área da Educação para agirem na prevenção de acidentes e, se necessário, prestarem primeiros socorros. Serão nove dias de treinamento, com a participação de aproximadamente 60 funcionários por dia, provenientes de escolas municipais e do programa Bolsa Creche.
As aulas estão sendo ministradas por membros do Núcleo de Educação em Urgências do Samu (NEU) e ocorrem durante a manhã, nas instalações da Secretaria de Educação de Limeira, localizada no Parque Cidade.
De acordo com Fernanda Cantão Silva, enfermeira e supervisora de Pronto Atendimento da prefeitura, além de ensinar técnicas para situações de engasgamento e parada cardíaca, os instrutores também abordam maneiras de prestar socorro a vítimas de quedas, convulsões, afogamentos, acidentes de trânsito, queimaduras, entre outros. A vice-prefeita Erika Tank, autora da Lei Lucas, acompanhou o primeiro dia de atividades.
Fernanda ressaltou que os treinamentos são realizados anualmente, com o objetivo de capacitar novos funcionários e atualizar o conhecimento daqueles que já receberam o treinamento anteriormente. Para isso, foram convocados cinco servidores de cada unidade escolar. “Além desse período específico de capacitação da Lei Lucas, também atuamos diretamente nas escolas quando somos chamados para palestras e eventos de formação”, esclareceu Fernanda.
A Lei Lucas foi criada em homenagem ao pequeno Lucas Begalli, de apenas 10 anos, que faleceu em 2017 após engasgar durante um passeio escolar. A partir desse trágico incidente, a lei busca garantir que profissionais da Educação estejam preparados para lidar com emergências e possam agir de forma rápida e eficiente, contribuindo para salvar vidas.
Passo a passo da manobra de desengasgamento (Manobra de Heimlich):
- Fique por trás da vítima, posicionando-se um pouco abaixo da altura dos ombros dela.
- Coloque uma mão em punho sobre o estômago, acima do umbigo e abaixo das costelas.
- Segure firmemente o punho com a outra mão.
- Faça pressão rápida e firme para dentro e para cima, repetindo esse movimento até que o objeto obstrutivo seja expelido ou a vítima recupere a respiração.
É fundamental que os profissionais estejam preparados para agir em situações de emergência. O treinamento da Lei Lucas desempenha um papel essencial na capacitação desses profissionais, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para salvar vidas e garantir a segurança dos alunos nas escolas de Limeira.