A 9ª Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM) promove nesta terça-feira (5), às 14h, mais uma edição do Mamaço, evento simbólico em defesa da amamentação. O encontro será realizado no Armazém 17 do Engenho Central, com o tema “Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”.
Organizado pelo Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, com apoio da Secretaria de Saúde, o Mamaço é uma ação que visa incentivar a prática da amamentação por meio da troca de experiências entre mães, profissionais da saúde e gestantes. Durante o evento, as mães poderão amamentar em um ambiente acolhedor, reforçando a importância do aleitamento para o desenvolvimento infantil e para a saúde materna.
A ação integra a programação oficial da SMAM, em consonância com a campanha global da Aliança Mundial para a Ação em Aleitamento Materno (WABA), que destaca a construção de redes de apoio sustentáveis à amamentação.
A programação do Mamaço tem início às 14h30, com música ao vivo (voz e piano) durante o momento coletivo de amamentação. Às 14h45, haverá uma atividade física especial voltada ao período pós-parto, com o grupo “Mamãe ativa no pós-parto”. O encontro será encerrado com sorteio de brindes oferecidos por parceiros e apoiadores da iniciativa.
O evento é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Saúde, Cultura e Turismo, e conta com apoio do Hospital dos Fornecedores de Cana, Santa Casa de Piracicaba, Unimed Piracicaba, Lions Clube Piracicaba Independência, Afrop e Rotary Clube de Piracicaba. Também participam como parceiros CdVac Vacinas, Papelaria de Mãe, Juliana Sesso, O2 Centro Hiperbárico, Jóia e Afeto, Mães Parteiras, Emilie Fotografia, Artesãs do Amor e Anime Eventos.
Para o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, o tema deste ano reforça a importância de fortalecer redes de apoio à amamentação, contribuindo para um futuro mais saudável e sustentável. “A amamentação é uma escolha que deve ser apoiada por toda a sociedade, pois beneficia não apenas a criança e a mãe, mas também o meio ambiente”, afirmou.




