A Secretaria de Saúde de Cordeirópolis realizou nesta segunda-feira (13), a testagem rápida – método IgG e IgM – em 87 cuidadores de nossa cidade. “Apenas 01 apresentou resultado positivo IgG, ou seja, a pessoa contraiu o vírus e já criou anticorpos, considerando-se curada. Outras duas pessoas que estavam com sintomas, foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM), onde realizarão o teste de PCR”, detalhou a diretora de Atenção Básica, Bruna Carvalho.
Essa ação articulada entre a Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, é uma forma de garantir tanto a proteção dos cuidadores e também de seus pacientes. “Por isso, é importante que estes profissionais procurem atendimento em caso de sintomas gripais e, logo em seguida, já se afastem de suas atividades. Outro ponto importante do cuidador, é se atentar aos sintomas de seus pacientes para identificar precocemente uma possível gripe”, lembrou Bruna.
A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, destacou a importância de promover a testagem entre profissionais que atuam em contato com a população durante a pandemia. “A partir destes testes rápidos, também conseguimos fazer um rastreamento de como a doença está se comportando no município, além de ser uma ação de prevenção, em respeito às pessoas e à saúde pública”.
A cordeiropolense, Antônia de Cassia, de 45 anos, trabalha como cuidadora há mais de 10 anos. Atualmente com a pandemia, ela está cuidando apenas de um casal de idosos. “É uma forma de proteger a minha família e também a este casal que eu trabalho e tenho um apreço muito grande. Parabéns a Prefeitura e aos profissionais da saúde, que realizaram essa ação, já que estamos em contato direito com as pessoas que fazem parte do grupo de risco”, disse a cuidadora.