Mais de 60 mil aposentados e pensionistas foram atendidos nesta sexta-feira (30) nas agências dos Correios em todo o país, no primeiro dia de atendimento presencial para quem teve descontos indevidos em benefícios do INSS. A ação faz parte de um esforço conjunto do governo federal para identificar e reparar fraudes cometidas por entidades associativas desde 2019.
O serviço está disponível em mais de 5 mil agências dos Correios, onde os segurados podem consultar, contestar e acompanhar o processo de análise dos descontos. O atendimento é gratuito e dá prioridade a idosos em locais com guichês exclusivos ou gestão de filas.
Logo no início da manhã, porém, o alto volume de acessos causou instabilidade no sistema, o que dificultou o atendimento por cerca de uma hora, segundo a estatal.
Reembolso previsto ainda para 2025
O governo federal afirma que todas as vítimas deverão ser ressarcidas até o fim do ano. O pagamento será feito com recursos do orçamento de 2025, com a expectativa de recuperação parcial por meio de valores bloqueados de 12 entidades atualmente sob investigação.
O INSS prevê um balanço atualizado da operação para o dia 4 de junho, quando se encerra o primeiro ciclo de consultas.