O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta segunda-feira (20), por volta das 10h15, na Base Aérea de São José dos Campos (SP). Do local, o presidente partiu em um helicóptero do Exército com destino à cidade de São Sebastião, no Litoral Norte, para visitar as áreas afetadas pelas fortes chuvas e desabamentos registrados neste fim de semana. Na cidade, morreram pelo menos 36 pessoas e uma criança morreu em Ubatuba (SP).
Em uma publicação no Twitter neste domingo (19), Lula informou que viajaria a São Paulo para acompanhar os trabalhos de enfrentamento à tragédia e ainda disse que serão reunidos todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.
Todo o governo federal, através da @defesacivilbr e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas.
— Lula (@LulaOficial) February 19, 2023
O presidente disse ainda que conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto sobre a situação.
Dezenas de pessoas ficaram sob escombros e trechos de rodovias foram interditados. Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba).
As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região.