O tradicional jornal El País, do Uruguai, anunciou os vencedores do prêmio Rei e Rainha do Futebol da América do Sul.
No masculino, o atacante Luiz Henrique, do Botafogo, foi o ganhador. O jogador de 23 anos viveu um momento mágico em 2024.
Convocado constantemente por Dorival Júnior para a Seleção Brasileira, Luiz Henrique foi campeão da Taça Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro. Além disso, também foi eleito o craque do Brasileirão.
Em 55 jogos na temporada, Luiz Henrique marcou 12 gols. O jogador do Glorioso recebeu 128 dos 244 votos válidos, ou seja, 52,4%.
Luiz Henrique superou seus companheiros de Botafogo, o venezuelano Jefferson Savarino e o argentino Thiago Almada, além do colombiano Juanfer Quintero (River Plate), o uruguaio Léo Fernández (Peñarol) e o argentino Lionel Messi (Inter Miami).
O português Arthur Jorge, do Botafogo, foi eleito o melhor técnico, deixando para trás Gustavo Costas (Racing), Lionel Scaloni (seleção da Argentina), Diego Aguirre (Peñarol) e Gustavo Alfaro (seleção do Paraguai).
Entre as mulheres, a brasileira Gabi Zanotti, do Corinthians, foi eleita a Rainha da América. A experiente jogadora de 39 anos recebeu 52 votos.
Outras duas atletas do Corinthians completaram o pódio: Gabi Portilho, que se transferiu recentemente para o Gotham FC, dos EUA e Vic Albuquerque.
Com o Corinthians, Zanotti venceu o Brasileirão, a Supercopa do Brasil e a Taça Libertadores da América, além de ser vice do Campeonato Paulista.