A oposta limeirense Camila Mesquita, de 25 anos, foi convocada para defender a Seleção Brasileira Universitária Sub-26. Nosso país disputará os Jogos Mundiais Universitários na Alemanha, de 16 a 23 de julho.
A competição, também conhecida como Universíade, terá representantes tanto no masculino quanto no feminino. A participação brasileira é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
O Brasil caiu no Grupo C no feminino, junto com Índia, Polônia e Espanha.
Camila atua pelo Sesc/Flamengo e recentemente renovou seu contrato com o time carioca por mais uma temporada. Ela é comandada pelo técnico Bernardinho. Disputou a Superliga A pelo Mengão e foi vice-campeã carioca.
Em 2023, Camila defendeu o Brasil na mesma competição, só que na China. O nosso país terminou com a quarta colocação, ao perder a disputa pela medalha de bronze para o Japão.
Camila foi revelada na AABB, de São Paulo. Em Limeira, defendeu Gran São João em 2011 e depois se transferiu para o Nosso Clube. Foi campeã mirim da Liga Sanjoanense em 2012 e em 2013, além de ganhar como destaque. Foi campeã mirim da Liga Regional em 2013 e campeã da 26ª Olimpesec.
Em 2014, assinou com a Hípica de Campinas, onde foi campeã infantil da Interligas e da Liga Regional.
Em 2015, foi para o Bradesco, onde conquistou o Estadual Infantil da Federação Paulista. No ano seguinte, foi campeã da Copa Piratininga Infanto e do Estadual Infanto-Juvenil da Federação Paulista.
Foi convocada para a Seleção Paulista e conquistou o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil. Também foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-18 e ganhou o título do Sul-Americano.
Em 2017, ainda pelo Bradesco, faturou o Estadual Juvenil e o Infanto, ambos pela Federação Paulista. Foi medalha de ouro nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos. Ganhou o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20 e participou pela primeira vez da Superliga B.
Em 2018, se mudou para Valinhos, onde seguiu colecionando títulos. Foi campeã dos Jogos Universitários (JUBS) e do Pan-Americano. Participou novamente da Superliga B e faturou as medalhas de ouro nos Jogos Regionais e Abertos.
Renovou com Valinhos e em 2019 conquistou o título da Superliga B e disputou sua primeira Superliga A. Foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-20 e participou de amistosos internacionais.
Em 2020, chegou ao Minas Tênis Clube, onde conquistou o maior título de sua carreira: a Superliga A em 2021. Antes porém, foi campeã do Estadual Mineiro, da Copa do Brasil e da Superliga C.
Em 2022, foi para o Esporte Clube Pinheiros, onde disputou mais uma Superliga A, além do Campeonato Paulista.
Foi para o São Caetano, onde seguiu na Superliga A. Pelo Azulão, foi medalha de ouro nos Jogos Regionais. Ganhou também o Pan-Americano Universitário Unip.
Chegou em Barueri, do técnico José Roberto Guimarães, em 2023, onde disputou a Superliga A. No mesmo ano, com a Seleção Brasileira Universitária, terminou em 4º lugar no Campeonato Universitário Mundial na China.
No Flamengo, Camila está feliz por estar sendo treinada por Bernardinho. “É uma palestra motivacional todos os dias. Sempre sonhei em ser comandada por ele. É um enorme privilégio”, disse no Podcast Você é Pimba.
Além de Camila, renovaram com o Flamengo a levantadora Clara, as ponteiras Helena, Karina e Mikaela, as centrais Lorena, Juju e Adria, além das líberos Laís e Victoria.
Os novos reforços do Flamengo são as levantadoras Giovana (ex-Osasco) e Vivian (ex-Maringá), a oposta Tainara, além da ponteira norte-americana Simone Lee e da jovem central sérvia Masa Kirov.
