O jornalista limeirense Ivan Costa, que há 5 anos vive na Itália, onde diversos casos do coronavírus tem sido registrados, relatou ao Rápido no Ar a situação da região onde mora, próximo a Roma. No local onde ele vive com a família, a doença ainda não se espalhou, mas já gera preocupação.
Ele relata que o vírus ainda não causou mortes na cidade de Roma, onde ele trabalha. Apesar disto, todos os moradores da região tem tido mais atenção aos cuidados com a higiene, como o uso de álcool em gel nas mãos e máscaras para proteção das vias aéreas.
O jornalista afirma que em sua cidade, chamada Latina, já acontece uma situação parecida com a do Brasil, onde os higienizantes e máscaras estão se esgotando nas farmácias.
Costa procura passar tranquilidade, especialmente aos familiares, já que os casos não se concentram na região onde ele vive com a esposa e as filhas em Lázio. Porém, demonstra alerta em relação à mulher estar gestante e às filhas pequenas, já que frequenta todos os dias locais com aglomeração de pessoas.
Em sua região há preocupação com a chegada da doença, pois para o setor de turismo, no qual ele trabalha, a queda do movimento é o maior prejuízo até o momento. A procura no setor hoteleiro já teve queda de pelo menos 20% a 30%, causando prejuízos à economia local. Com esperança por dias melhores, Costa enviou seu recado ao Rápido no Ar:
O primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil foi de um homem que veio da Itália. Em Limeira também há um suspeito, que esteve no país europeu.