Com a progressão de Limeira da fase 1 (vermelha) para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de retomada gradual da economia, as ruas do Centro ficaram movimentadas neste sábado (8) – véspera do Dia dos Pais. O flagra foi feito pela equipe do Rápido no Ar, que circulou pelas ruas da região central.
Na nova fase, poderão retomar as atividades, lojas, shoppings, salões de beleza, academias, bares e restaurantes, desde que esses estabelecimentos sigam as regras de higiene e de distanciamento social. Shoppings e galerias, por exemplo, deverão funcionar com no máximo 40% da capacidade e com horário de atendimento reduzido a 6 horas por dia, das 14h às 20h. No comércio em geral, as restrições são as mesmas, porém o horário de abertura ao público será das 10h às 16h.
Prestadores de serviço, salões de beleza e barbearias também devem seguir a restrição de 40% da capacidade, com horário de funcionamento limitado a 6 horas por dia.
Bares e restaurantes serão autorizados a atender clientes para consumo interno, desde que o espaço seja ao ar livre ou arejado e que a ocupação não exceda a 40%. Nesses locais, o horário de atendimento fica limitado a 6 horas por dia (das 10h às 16h). Academias terão restrição maior, com capacidade limitada a 30%, durante 6 horas por dia, e todas as atividades deverão ser individuais, ou seja, aulas em grupo serão proibidas. Já os eventos culturais e casas de shows seguem com restrição total de funcionamento.
Quanto ao transporte público, o fluxo de veículos deverá atender a demanda dos passageiros, com manutenção de no mínimo um terço dos veículos nos dias normais, e aos domingos, com atendimento mínimo de 16 linhas classificadas como principais. A concessionária deverá limitar o número de pessoas transportadas, sentadas e em pé, à capacidademáxima de assentos. Assentos duplos devem ser ocupados por apenas um passageiro.
Já as igrejas deverão respeitar o limite de 50% de sua capacidade, além do distanciamento social interno, com o uso obrigatório de máscara social e demais medidas sanitárias.