A cidade de Limeira (SP) registra, desde o início do ano, 998 casos positivos de dengue. O número é bem superior às 15 ocorrências registradas ao longo de todo o ano passado. Tanto em 2018 como neste ano, a cidade não registrou mortes relacionadas à doença. Para a Secretaria de Saúde do município, a grande diferença entre os dois anos está no fato de que – no ano passado – não houve circulação do vírus da dengue tipo 2.
Para evitar o aumento de casos na cidade, a Saúde informou que vem intensificando as ações casa a casa para controle do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela) nos 365.987 imóveis do município.
A pasta também realiza vistoria de imóveis especiais, mutirões aos sábados, remoção de entulho e eliminação de criadouros.
Em paralelo a essas ações, a prefeitura informou que mantém parceria com a Secretaria de Educação, para que os alunos atuem como multiplicadores do trabalho de prevenção. O município também reeditou o decreto para manter o “Estado de Alerta em Limeira” e tornar mais rigoroso o processo de fiscalização.
A administração municipal destacou a atuação da Divisão de Fiscalização de Posturas, que emitiu 1.745 notificações de limpeza mais 208 autos de infração aos proprietários de terrenos e de obras abandonadas.
A Operação Só Cacareco para recolhimento de materiais inservíveis e a realização de campanhas publicitárias de conscientização são outras ações citadas pela prefeitura no combate a dengue.