Do início do ano até esta segunda-feira (30) foram registrados 49 acidentes envolvendo postes da rede elétrica de Limeira (SP). Os dados são Elektro, empresa responsável pelo fornecimento de energia no município. O último caso aconteceu na madrugada do último sábado (28). Um motorista foi arremessado do carro, após bater em um poste na Via Luís Varga, no Anel Viário, como foi mostrando aqui no Rápido no Ar.
Deste número, dois acidentes, ambos em domingos, tiraram a vida de dois jovens. No dia 13 de outubro, um motociclista de 22 anos morreu ao bater em um poste na Rua Luís Pântano, no Jardim Novo Mundo, João Júnior Soares Rodrigues chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Já no dia 16 de junho, um jovem de 30 anos, Marcos Freitas Pereira, morador do Anavec, morreu ao bater a motocicleta em poste no Anel Viário de Limeira.
Por coincidência, em 2018 também foram registrados 49 acidentes envolvendo poste no município, com uma média de quase um poste por semana. Os acidentes que envolvem o dano ao poste, não traz transtornos somente para os acidentados. A população também tem o abastecimento de energia prejudicado, após prejuízos na rede elétrica. Segundo a Elektro, cerca de 20 mil clientes tiveram o abastecimento afetado devido aos acidentes.
Vale ressaltar que condutor responsável pelo acidente é acionado e na maioria das vezes tem que arcar com os prejuízos. O valor de um poste, em média custa R$ 8 mil, podendo chegar até R$ 45 mil, dependendo do que estiver instalado e for danificado na colisão.
Quando ocorrem as colisões, inúmeros moradores podem ser prejudicados pela falta de energia. Entretanto, segundo a empresa, há um sistema que restabelece a energia em um curto período.
A Elektro ressalta que se você presenciar um acidente envolvendo postes com energia elétrica, deve tomar muito cuidado com a aproximação. A orientação é que, primeiramente seja acionado o resgate para as vítimas, e logo em seguida, a Elektro, para que a empresa possa efetuar o desligamento da rede e assim evitar choques elétricos.