Cerca de 30 árbitros, de Limeira e região, participaram no último dia 12, do 1º Curso de Arbitragem de Futsal, evento que teve a coordenação de Douglas D’Andrea em parceria com a Liga Desportiva Limeirense, do diretor Wartão.
O curso foi ministrado por Edison Medeiros, diretor nacional de arbitragem e pelo árbitro Eric Moura, um dos mais experientes do atual quadro de arbitragem. Além de apitar jogos da Liga Nacional, Moura foi o responsável pela final da Recopa de 2022.
Foram mais de sete horas de curso, com aulas práticas. Edison Medeiros mostrou as novas regras da modalidade e levou os árbitros para a quadra do Ginásio Vô Lucato, para mostrar na prática essas mudanças.
O curso foi dividido em dois períodos. Pela manhã, os presentes puderam assistir a vários vídeos de lances polêmicos, muitos até de seleções. Medeiros perguntava o que cada um marcaria em tal situação e depois explicava a marcação correta.
À tarde, todos foram para a quadra. Eric Moura mostrou como deve ser marcada cada infração e tratou da conduta disciplinar, com a aplicação dos cartões. Ele ensinou como cada árbitro deve se comportar em quadra.
Entre os inscritos estavam árbitros renomados em Limeira, como Careca, Valdeci Mangueira, Gilmar Rodrigues (Viola), Alexandre Pimenta (que também é comentarista de arbitragem nos jogos de futsal do Brutos), Clodoaldo, Luiz Roberto Fortunato, o Luizinho e Cláudio Martins da Silva.
Presenças também de Gilmar do Guarani, Danielzinho Diniz, um dos melhores jogadores da história do nosso futsal e que está estudando para virar treinador e de Sérgio Ricardo Macedo, o “pai do futsal” da cidade.
Da região estiveram Bateria (ídolo em Piracicaba), Salomão, Ronaldo Moreira, Edivino Santos (Cosmópolis), Nelson Bosqueiro (Engenheiro Coelho), entre outros.