O Dia da Bandeira foi celebrado nesta terça-feira (19) em Limeira, em uma cerimônia realizada na Praça Dr. Luciano Esteves, no Altar da Pátria. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, integrantes do Tiro de Guerra 02-020, da Guarda Civil Municipal, da Força Patriota Estudantil (Fope) e de alunos da Escola Meu Cantinho.
Ato cívico e incineração de bandeiras
Durante a solenidade, bandeiras inservíveis foram incineradas, conforme previsto na Lei Federal nº 5.700/1971, que regulamenta o uso e descarte adequado dos símbolos nacionais. Segundo o Subtenente Eliezer Orlandi, Chefe de Instrução do TG, “a incineração simboliza respeito ao símbolo nacional, que representa a identidade e a união do país”.
Participantes da cerimônia
Entre os presentes, estavam representantes da Prefeitura, como o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, além de integrantes das forças de segurança, como o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Herlon Corrêa de Paula; o comandante do 16º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente Lucas Félix da Silva; o Primeiro Sargento e Instrutor do TG, Renato Santos de Paula; e o comandante da Guarda Civil Municipal, André Hailer.
História da Bandeira Nacional
Instituída em 19 de novembro de 1889, a Bandeira Nacional foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com design de Décio Vilares. Inspirada na bandeira imperial, o modelo republicano substituiu a coroa pelo círculo azul com a frase “Ordem e Progresso”.
Desde então, apenas uma modificação foi feita: em 1992, com a Lei nº 8.421, que adicionou estrelas representando novos estados brasileiros e o Distrito Federal.