O Teatro Nair Bello, em Limeira, foi palco do início do 1º Fórum de Saúde Mental “Além dos Muros” nesta quarta-feira (15). O evento, que prossegue até quinta-feira (16), atraiu grande interesse, preenchendo todas as 300 vagas disponíveis em apenas 48 horas. Organizado pela Secretaria de Saúde de Limeira, o fórum inclui uma série de palestras, debates e apresentações culturais com o objetivo de ampliar o entendimento e o acesso às práticas de saúde mental.
Durante a abertura, foi destacada a reforma do antigo Ambulatório de Saúde Mental, que será transformado em um novo Caps 3, visando melhorar a infraestrutura de apoio na cidade. A vice-prefeita Erika Tank enfatizou a importância da integração entre diferentes redes de apoio, como a Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência e a Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
Vitor Santos, secretário de Saúde, apresentou um panorama da Raps, que inclui desde serviços como o Consultório de Rua até a Residência Terapêutica, recentemente inaugurada para ajudar na desinstitucionalização de pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos. Santos também expressou preocupação com o consumo elevado de medicamentos psicotrópicos no município, que representa cerca de um terço do total dispensado.
O evento continua com importantes debates sobre temas como redução de danos e diversidade, além de mesas de discussão que prometem enriquecer o diálogo sobre políticas públicas e práticas de inclusão em saúde mental.