Como parte da campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Limeira promoveu nesta quinta-feira (23) um mutirão de mamografia inclusiva voltado exclusivamente a mulheres com deficiência. A ação, realizada na Policlínica Municipal, faz parte da iniciativa “Círculo Rosa – Juntas pela Prevenção”, e teve como objetivo ampliar o acesso ao exame preventivo do câncer de mama, com estrutura adaptada e atendimento humanizado.
Durante o mutirão, mulheres de 40 a 74 anos puderam realizar o exame sem necessidade de agendamento prévio. A Policlínica dispõe de um mamógrafo digital com acessibilidade, que permite o atendimento de pacientes com diferentes tipos de deficiência, inclusive cadeirantes.
De acordo com a coordenadora da unidade, Helenise Adriana Bortolin, a mamografia é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Quando a doença é identificada no início, as chances de cura aumentam significativamente”, ressaltou.
Lúcia Helena Scherrer, de 71 anos, participou do mutirão e elogiou a iniciativa. Por conta de uma hérnia de disco, ela se locomove com ajuda de uma bengala e relatou dificuldade em fazer exames convencionais. “Achei maravilhoso. Muitas vezes, nós mulheres esquecemos de cuidar da nossa própria saúde”, disse ela, mãe de seis filhos.
A Mamografia Inclusiva já está em sua quinta edição e reforça o compromisso da rede pública em oferecer cuidado especializado e igualitário para todas as mulheres.
Durante o mês do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Limeira disponibiliza 4.500 mamografias gratuitas para a população feminina. Para agendar o exame, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima com RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço. O exame é recomendado a cada dois anos para mulheres de 40 a 74 anos, ou a partir dos 35 anos com histórico familiar de câncer de mama.




