Na última semana, a Prefeitura de Limeira publicou o resultado de um pregão para a eventual aquisição de medicamentos no município, na ordem de R$ 24.089.123,72. Este é o valor máximo que pode ser usado de acordo com a necessidade, conforme explicou o Executivo.
A pedido do Rápido no Ar, a prefeitura explicou que são medicamentos padronizados que são dispensados em todas as farmácias da rede municipal. “Estão registrados quantitativos para atender a demanda normal de 12 meses com margem de segurança”, informou.
Sobre os graus de preço dos medicamentos, não foi informado qual é o mais caro, mas que o preço registrado em ata tem validade de 12 meses. “As quantidades são solicitadas de acordo com a necessidade do município. O registro de medicamentos em atas não implica na solicitação de quantitativos na totalidade, consequentemente 24 milhões é o total. Não quer dizer que será utilizado esse valor cheio”.
Sobre a diferenciação da responsabilidade de cada ente para oferecer os medicamentos (como Estado e União) a prefeitura informou que tratam-se de medicamentos de atenção básica padronizados no município, na Remume (Relação Municipal de Medicamentos).