A situação do mato alto em Limeira (SP) se tornou um problema evidente, envolvendo tanto a administração municipal quanto a própria população. Nesta sexta-feira (22) a equipe do Rápido no Ar percorreu as ruas da cidade e flagrou que, além do mato não cortado em várias partes da cidade, muitos moradores também falham ao não manter suas calçadas limpas, contribuindo para agravar a questão.
Durante uma entrevista no Jardim Ipanema, foi exposta a dificuldade enfrentada pelos moradores com áreas de mato alto acumulando lixo e água parada, aumentando o risco de doenças como a dengue. Alessandra, do Jardim das Palmeiras, relatou a ineficácia das denúncias feitas à prefeitura e à zoonoses, evidenciando a complexidade do problema.
A prefeitura, por meio do secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto de Campos Guidi, reconheceu as numerosas reclamações recebidas e prometeu intensificar as ações de limpeza. Porém, enfatizou a importância dos moradores no cuidado da própria calçada.
Este cenário em Limeira destaca a necessidade de uma ação conjunta entre poder público e cidadãos para enfrentar o problema do mato alto. A matéria ressalta a importância da conscientização e da colaboração de todos para manter a cidade limpa e segura. É fundamental cobrar do poder público que ele faça a parte dele, e a população a dela.