Com a chegada das temperaturas mais baixas, a Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), está reforçando as abordagens sociais durante a noite. O objetivo é oferecer assistência social e acolhimento às pessoas em situação de rua, além de acolher também seus animais de estimação.
Essa iniciativa, que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Polícia Militar, será mantida durante o dia e nos meses de junho e julho, visando combater o frio e garantir o bem-estar dessas pessoas. A ação busca proporcionar abrigo, alimentação, roupas limpas, cobertores e um local para dormir.
O Centro de Acolhida, localizado na Rua Capitão Bernardes nº 144, possui capacidade para atender 60 pessoas, mas a quantidade de leitos pode ser ampliada se necessário. Para auxiliar no processo de identificação de pessoas em situação de rua à noite, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do número 199.
Leia Serrano, diretora de Proteção Social, ressalta que o Ceprosom está preparado para oferecer os serviços necessários à população de rua. Quando a demanda exigir casos de internação, a Secretaria de Saúde estará pronta para realizar esse trabalho.
A presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, destaca o compromisso da instituição em acolher a população de rua. O prefeito Mario Botion reforça o comprometimento da administração em fornecer o acolhimento necessário para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas, seguindo a prática adotada em anos anteriores.
Além do Centro de Acolhida, onde as pessoas podem pernoitar e receber cuidados pessoais e alimentação, há também a Casa de Convivência, localizada no Recanto Alvorada. Esse espaço é destinado às pessoas que aceitam sair das ruas e precisam de um local para morar. Já no Centro Pop, situado no Jardim Ibirapuera, são oferecidos serviços como lavagem de roupas, higiene pessoal, atendimento social e alimentação aos usuários.