O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (22) que a capital do estado vai regredir de fase no Plano São Paulo, de medidas restritivas de controle da pandemia de covid-19. Limeira e as cidades da região permanecem na fase laranja durante os dias úteis até às 20h, quando passa a valer a fase vermelha, até às 6h do outro dia. Aos finais de semana se aplicam as regras das fase vermelha. As regras valem até o 7 de fevereiro.
Além da Grande São Paulo, que vai da fase amarela para a laranja, outras seis regiões passarão a partir de segunda-feira (25) para a fase vermelha, a mais restritiva, em que só atividades essenciais podem funcionar.
Segundo a nova atualização do Plano São Paulo, Bauru, Franca, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté passam da laranja para a vermelha. Já Barretos vai direto da amarela para a vermelha, se unindo a Marília, que já estava na fase mais restritiva.
Todas as cidades paulista voltam a ter regras mais duras de isolamento social das 20h às 6h em dias úteis e nos finais de semana. As regras começam a valer a partir de segunda-feira (25).
A medida tem por objetivo primordial evitar o estrangulamento da rede pública de saúde diante do aumento de casos de covid-19. A fase vermelha é a mais restritiva do Plano São Paulo de combate à pandemia: bares, restaurantes, comércio, parques e shoppings vão ser fechados nos finais de semana. Continuarão abertos os serviços essenciais, como supermercados e farmácias.