Com nova metodologia e a inserção de novos indicadores dos serviços de água e esgoto, o Ranking do Saneamento – estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados – traz o município de Limeira como o melhor classificado em redução de perdas de água. A cidade aparece em primeiro lugar no comparativo sobre o índice de perdas volumétricas, que avalia a quantidade de litros de água perdida diariamente por ligação.
O indicador, analisado pela primeira vez no estudo, revela que Limeira possui o menor índice de perdas de água no comparativo com as cem maiores cidades do país, com 77,97 litros/dia por ligação. A média observada no estudo é de 454,75 litros/dia por ligação e o patamar considerado ótimo é de 250 litros/dia. Na análise de outros indicadores de eficiência, também relativos às perdas de água, o município se mantém em destaque sempre com os menores níveis de perdas em faturamento e distribuição.
“Os resultados do ranking nacional vêm efetivar o amplo programa de ações, desenvolvido diariamente por nossas equipes, com objetivo de aprimorar continuamente o sistema de controle de perdas de água, e que demonstra a preocupação da concessionária para a preservação dos recursos hídricos do município. Investimos em tecnologias de monitoramento, criamos zonas de abastecimento, ampliamos o sistema de otimização das bombas e seguimos investindo em trocas de redes de distribuição, na atualização dos hidrômetros e nos serviços de caça-vazamentos”, revela Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira.
Numa comparação com 1995, quando os serviços de água e esgoto foram concedidos à iniciativa privada no município, as perdas no sistema de distribuição de água de Limeira eram superiores a 45%.
O Ranking do Saneamento 2021 revela ainda que Limeira se mantém referência em cobertura dos serviços, com 100% da cidade já atendida com abastecimento de água e com coleta e tratamento de esgoto.
Na classificação geral, que traz os resultados da avaliação de todos os indicadores de acesso à água potável, e de coleta e tratamento dos esgotos das cem maiores cidades do Brasil, Limeira ocupa a quinta melhor posição. Na classificação de 2020, o município ocupava o 11º lugar, o que significa que a cidade avançou seis posições.
“O crescimento contínuo no ranking demonstra que estamos trilhando o caminho certo. Nossos serviços têm impactos diretos na saúde e na qualidade de vida da população, por isso, estar classificado entre os melhores municípios brasileiros vem reforçar nosso propósito de seguir transformando a vida das pessoas pelo saneamento”, destaca Dias.
E com o objetivo de evoluir ainda mais na prestação dos serviços de água e esgoto, a concessionária conta com um plano de investimentos no valor de R$ 43 milhões para este ano, com foco na garantia da qualidade no fornecimento de água tratada à população.
RANKING DO SANEAMENTO
Baseada em dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2019, última base de dados disponível, o Ranking do Saneamento avalia os indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos nos cem maiores municípios do país. A publicação anual está disponível na página do Instituto Trata Brasil – http://www.tratabrasil.org.br/