O município de Limeira se mantém como referência nacional em saneamento e em redução do índice de perdas. É o que demonstra um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil, que traz um panorama das perdas de água no Brasil e considera os dados de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) das 100 maiores cidades do país.
A cidade aparece como um dos municípios que menos perde água na distribuição no país e ocupa a 6ª posição com um índice de 20,2%. O resultado é muito inferior à média nacional que é de 40,25%.
A redução é fruto de um trabalho contínuo realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, que entre 2009 e março deste ano já investiu cerca de R$ 13,3 milhões para reduzir as perdas de água em Limeira. A empresa segue trabalhando e, em 2022, o índice caiu para 19,86%.
Em 28 anos de concessão, a quantidade de água preservada em Limeira chega a 5.607.00 metros cúbicos (m³) ou mais de 5,6 bilhões de litros, o equivalente a 2.240 piscinas olímpicas e suficiente para abastecer toda a cidade de mais de 300 mil habitantes por três meses.
“Continuamos evoluindo no que diz respeito ao combate às perdas de água tratada no município. É uma grande satisfação para a BRK ver que o planejamento e as ações têm resultado e mantém marcas tão expressivas. Nossa meta sempre será ter o mínimo de perda de recurso hídrico, porque isso reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da BRK.
Ações em 2023
A BRK continua investindo na redução do indicador e no primeiro trimestre deste ano já realizou diversas ações, entre elas a pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água.
Além da detecção e reparo dos vazamentos invisíveis, outras medidas adotadas foram: a substituição de redes antigas; implantação de dois novos Distritos de Medição e Controle (DMCs) e a expansão de áreas atendidas por válvulas reguladoras de pressão (VRPs), além de ações comerciais como a substituição de hidrômetros e a fiscalização de fraudes.
“Temos nos dedicado ao planejamento e à adoção de ações práticas eficazes para o combate de perdas. Continuaremos trilhando esse caminho em busca de resultados ainda melhores”, completa Lima.