A Prefeitura de Limeira realizou a doação de 244 armas, que não são mais utilizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), para 15 municípios de menor porte no Estado de São Paulo. A entrega aconteceu na quarta-feira (4), no gabinete do prefeito Mario Botion, e contou com a presença de representantes das corporações que receberam o material.
Essa ação faz parte de uma medida prevista em lei que define o destino de armamentos substituídos: doação a outras corporações ou destruição do material. Com a recente aquisição de 400 novas armas de tecnologia avançada para o uso da GCM de Limeira, os equipamentos antigos foram disponibilizados para repasse.
Estrutura reforçada em Limeira
O prefeito Mario Botion destacou que o investimento em novas armas reforça a segurança dos guardas e da população limeirense. “Foi um investimento significativo da nossa administração, que garantiu mais estrutura para os nossos guardas e segurança para os cidadãos”, afirmou.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, as armas doadas passaram por manutenção antes de serem entregues aos municípios. O processo seguiu critérios legais, incluindo a adequação do número de armas ao efetivo e aos parâmetros populacionais de cada cidade.
“Não podemos permanecer com as armas substituídas em nosso estoque, e a doação é uma maneira de beneficiar outros municípios que precisam desse equipamento para suas corporações”, explicou Marchi.
Municípios beneficiados
Os municípios que receberam as armas são: Mococa, Cajuru, Pinhalzinho, Borborema, Ibaté, Laranjal Paulista, Engenheiro Coelho, Capivari, Itupeva, Socorro, Lindóia, Rio Grande da Serra, Charqueada, Serra Negra e Mongaguá.
O prefeito também ressaltou a importância do trabalho da GCM, enaltecendo a aprovação da população em relação aos serviços prestados. “A GCM é uma instituição que complementa a atuação do Estado com as Polícias Civil e Militar, e seu papel tem sido reconhecido pela comunidade”, finalizou Botion.