Com taxa de ocupação de leitos de UTI alta, a região de Piracicaba, que inclui Limeira, se mantém na fase vermelha do Plano São Paulo. O anúncio está sendo divulgado durante coletiva de imprensa do Governo de São Paulo no início da tarde desta sexta-feira (31).
Essa é a terceira semana em que a região permanece neste nível, o que impede a reabertura do comércio não-essencial. A maioria do Estado de São Paulo está na fase laranja. As que permanecem na vermelha são Piracicaba, Franca, Riubeirão Preto e Registro, que regrediu da amarela por conta do aumento de internações.
Lockdown
O segundo fim de semana de lockdown em Limeira, nos dias 1º e 2 de agosto, e a nova etapa de ampliação dos leitos de UTI na Unidade de Referência Coronavírus (URC) foram os temas abordados pelo prefeito Mario Botion em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (30), no Paço Municipal (Edifício Prada). Botion ressaltou que a fiscalização será rigorosa para continuar assegurando o cumprimento da medida restritiva, que determina em linhas gerais, o fechamento do comércio e da indústria. Participaram da coletiva, o secretário de Saúde, Vitor Santos, e o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.
Botion fez uma avaliação positiva do primeiro fim de semana de lockdown (nos dias 25 e 26) e agradeceu aos cidadãos limeirenses pelo entendimento do “objetivo e da necessidade da medida”. O prefeito também reconheceu o apoio dos comerciantes, que segundo ele, “deram sua cota de contribuição em ato de civismo e responsabilidade social”.
Quanto ao próximo lockdown, nos dias 1º e 2 de agosto, o chefe do Executivo espera uma adesão ainda maior e a contribuição de toda população, no sentido de evitar deslocamentos desnecessários. Botion reforçou a necessidade do uso de máscaras e da higienização das mãos – medidas que ele considera fundamentais para a diminuição da velocidade de contaminação.