À frente dos indicadores nacionais referentes aos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto, a cidade de Limeira comemora nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, 197 anos.
O município é referência nacional em saneamento e ocupa uma posição de destaque na 15ª edição do Ranking do Saneamento – estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, a partir de dados disponibilizados por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que considera os resultados do ano de 2021.
Limeira ficou em 5º lugar dentre as 100 maiores cidades do país. O estudo aponta que a cidade possui índices de fornecimento urbano de água e coleta e tratamento de esgoto universalizados, o que significa que tais serviços atendem a 100% da população, já superando meta nacional estabelecida para 2033 pelo Marco Regulatório do Saneamento. A BRK é a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município desde 1995.
Os dados da cidade contrastam com o cenário nacional: no Brasil, apenas 51,2% do esgoto é tratado, o que significa que mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza todos os dias.
“Na prática, somente no primeiro semestre de 2023, 8,4 bilhões de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados nos rios e córregos de Limeira. Isso só foi possível devido a universalização do tratamento de esgoto sanitário do município, o que impede que efluentes sem o devido tratamento sejam descartados nos rios da cidade”, comenta Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.
O município também fica em evidência quando o assunto é índice de perdas. Em estudo divulgado em junho deste ano, também pelo Trata Brasil, Limeira aparece como uma das oito cidades, dentre as 100 maiores do país, que tem padrões de excelência.
O estudo traz um panorama das perdas de água no Brasil e considera os dados de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) das 100 maiores cidades do país. Limeira aparece como um dos municípios que menos perde água na distribuição no Brasil e ocupa a 6ª posição com um índice de 20,2%. O resultado é muito inferior à média nacional, que é de 40,25%.
O resultado é fruto de um trabalho contínuo realizado pela BRK desde o início da concessão para reduzir as perdas de água em Limeira. A empresa segue trabalhando em busca de mais eficiência e, em 2022, o índice reduziu para 19,86%.
“Continuamos evoluindo no que diz respeito ao combate às perdas de água tratada no município. É uma grande satisfação para a BRK ver que o planejamento e as ações têm resultado e mantêm marcas tão expressivas. Nossa meta sempre será ter o mínimo de perda de recurso hídrico, porque isso reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população”, afirma Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Limeira.