A tarde desta terça-feira (31) foi marcada por fortes chuvas e ventos de até 90 km/h em Limeira, deixando um rastro de danos por toda a cidade. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a situação do Edifício Prada, sede da Prefeitura, com parte do telhado comprometido e salas inundadas.
Durante aproximadamente uma hora e meia, chuvas com precipitação média de 20 mm atingiram a região, afetando praticamente todas as áreas da cidade. Apesar dos transtornos, não houve registro de vítimas e a situação está sob controle, conforme informou o prefeito Mario Botion.
A Defesa Civil está disponível para emergências e informações pelo telefone 199.
Uma reunião de “Gabinete Emergencial” foi realizada e contou com a presença de representantes de diversas secretarias e órgãos de segurança e defesa civil. O objetivo foi discutir os danos e as medidas que serão tomadas para a recuperação da cidade.
Um balanço preliminar indicou a queda de aproximadamente 50 árvores de médio e grande portes, com equipes já trabalhando na remoção das que obstruíram vias, residências e empresas. A queda de fios de energia também é uma preocupação, e equipes da concessionária Elektro Neoenergia estão atendendo essas ocorrências. A cidade enfrenta pontos de falta de energia elétrica.
Na área central, placas de revestimento de um hospital se soltaram com os ventos, mas não houve danos ou vítimas. Três parques municipais foram fechados como medida de precaução.
O pedágio da rodovia Limeira/Cordeirópolis estava desligado até o início da noite devido à falta de energia, deixando a passagem livre para os veículos.
Amanhã, o atendimento ao público nas secretarias de Obras e Serviços Públicos e Urbanismo, que tiveram suas atividades suspensas, será normalizado.
Equipes contratadas pela Prefeitura estão nas ruas desde o final da tarde e receberão reforço durante a noite e madrugada.
A Defesa Civil recomenda que as pessoas permaneçam em suas residências durante a noite, já que há previsões de mais chuvas.