Os dados recentes divulgados pelo Censo apontam uma particularidade de Limeira que a distingue na região metropolitana de Piracicaba: a cidade possui um maior número de unidades de saúde em comparação com locais de culto. De acordo com as informações liberadas nesta sexta-feira (2), Limeira conta com 644 estabelecimentos de saúde, abrangendo hospitais, postos de saúde e outras unidades de atendimento, sejam eles públicos ou privados.
Este número excede o total de locais de culto em Limeira, que somam 518. Este fenômeno coloca Limeira em um contexto distinto quando comparado à tendência observada na região metropolitana de Piracicaba, onde os locais de culto predominam sobre as unidades de saúde.
Além dos dados sobre saúde e culto, o Censo também ofereceu uma visão ampla sobre a estrutura de Limeira. A cidade possui 124.263 residências, 291 instituições de ensino, 5.565 construções diversas, 949 estabelecimentos agropecuários, e 18.220 pontos que incluem comércio, cultura, prédios públicos, entre outros serviços e infraestruturas. Com uma população de 291.869 habitantes, Limeira mostra uma oferta variada de serviços que buscam atender às diversas necessidades de sua população.
Em contraste, a análise regional da metrópole de Piracicaba e suas 18 cidades circunvizinhas revela um panorama diferente. A região conta com 2.334 locais de culto, representando uma média de 544 pessoas por local, evidenciando uma expressiva presença destes espaços. Enquanto isso, as instituições de ensino totalizam 1.163 na região e 357 na metrópole de Piracicaba. Hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) somam 1.990 nas cidades da região e 354 na metrópole.