A Prefeitura de Limeira informa que, embora o Plano Estadual de Imunização tenha estabelecido o início da aplicação da dose adicional contra a Covid-19 para esta semana, o município ainda não iniciou a vacinação devido a contradições entre o plano estadual e o Ministério da Saúde.
Uma nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada no final de agosto, indica a aplicação da dose adicional nos grupos prioritários apenas com a vacina da Pfizer/BioNTech ou, de forma alternativa, as vacinas AstraZeneca ou Janssen.
Contudo, o Plano Estadual de Imunização indica a aplicação de qualquer vacina em estoque, o que inclui a CoronaVac. Além disso, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) se posicionou e sugeriu que o Estado siga as orientações do Ministério da Saúde.
Diante dessa contradição entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde, e com o posicionamento do Cosems, a Secretaria de Saúde de Limeira solicitou uma reunião com a Comissão Intergestores Regional (CIR), a Diretoria Regional de Saúde e o próprio Cosems para uma definição sobre a aplicação da dose adicional.
Essa reunião está marcada para acontecer ainda hoje e, assim que houver essa definição, a pasta informará como deve funcionar a aplicação da dose adicional em Limeira. Vale ressaltar que, desde o início da vacinação contra a Covid-19, o município segue as definições dos Planos Nacional e Estadual de Imunização.