Limeira é considerada uma cidade efetiva pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Os dados referem-se a 2021 e foram divulgados recentemente pelo TCE. Limeira recebeu a nota B. Na Região Metropolitana de Piracicaba – composta por 24 cidades – apenas Limeira, Corumbataí e Saltinho obtiveram esse índice.
O IEG-M avalia sete áreas de atuação das administrações públicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação. Nesse último, Limeira foi o único município da região – e uma das oito cidades de todo o Estado – a obter a nota A, o que significa alta eficiência na área. Esse índice abrange políticas de uso de informática e transparência, entre outros.
Para o prefeito Mario Botion o resultado reflete um trabalho realizado desde 2017. “Temos buscado melhorar a infraestrutura do município em todas as áreas para trazer mais qualidade de vida aos limeirenses. E a nota máxima na Governança da Tecnologia da Informação demonstra o esforço da gestão em buscar alternativas eficazes e modernas e nosso compromisso com a transparência pública”, afirmou.