A Internacional conheceu o seu adversário da segunda fase da Copa São Paulo de Juniores. Trata-se do América/MG. A Federação Paulista de Futebol ainda não confirmou a data, local e horário do confronto eliminatório, mas deverá ser nesta segunda-feira, às 19h, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto. Quem vencer, avança. O empate leva a decisão para as penalidades máximas.
Após exatos 10 anos, o Leãozinho volta a disputar uma segunda fase de Copinha. Nas últimas sete edições foram sete eliminações na primeira fase. No ano passado por exemplo, o alvinegro foi desclassificado já na segunda rodada, com as derrotas para Fluminense (2 x 1) e Linense (1 x 0).
Na edição deste ano, mesmo com um time bastante jovem, mas sob o comando do técnico Leandro Samarone, a Inter conseguiu avançar. A sede foi em São José do Rio Preto e os jogos foram disputados no Estádio Benedito Teixeira, com uma temperatura altíssima, mesmo com os duelos pela manhã.
E olha que a estreia foi tenebrosa, com a goleada para o Bahia por 5 a 0. Foi a terceira maior goleada sofrida pelo Leãozinho na história. As maiores foram para o Avaí por 7 a 0, pela 1ª rodada de 2019, na Rua Javari e 7 a 1 para o Palmeiras, de Vagner Love, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, pelas semifinais de 2003. Aliás, ano da melhor campanha leonina na história – terminou em terceiro lugar vencendo o Vasco da Gama nos pênaltis, após empate por 2 a 2, no tempo normal.
A Inter conseguiu a classificação para a segunda fase em Rio Preto após segurar o América num empate sem gols na segunda rodada – graças ao goleiro Nabil que defendeu uma penalidade máxima – e vencer o CSA por 3 a 1, em sua melhor atuação na rodada derradeira, gols de Nicolas Dutra, Lukas Costa e Rafinha.
O Leãozinho terminou na vice-liderança do Grupo 9, com 4 pontos, atrás do Bahia, com 7 e à frente de América e CSA, com 2.
O adversário leonino vem com um aproveitamento de 100% nesta Copinha. Jogando em Ribeirão Preto, o América/MG goleou o Noroeste por 4 a 1, na estreia. Em seguida fez 2 a 0 no Atlético/PI e garantiu a liderança do Grupo 10 ao derrotar o Comercial local por 3 a 0, com propriedade no Palma Travassos.

Números
Essa é a 17ª participação da Inter na Copa São Paulo de Juniores. Em 64 jogos até hoje, o Leãozinho obteve 24 vitórias, empatou 13 e perdeu 27 vezes, ou seja, um aproveitamento de 44,2%. O ataque leonino marcou 96 gols e a defesa sofreu 116.
São 30 jogos fora de casa, com cinco vitórias (4 x 3 no América/RN, na Rua Javari, 4 x 1 no Serranense, em Ibrachina, 3 x 1 Patriotas/PR, em Taubaté, 3 x 1 no Coimbra, em Lins e 3 x 1 CSA, em São José do Rio Preto). Foram 18 derrotas e 7 empates. O ataque marcou 37 gols e a defesa sofreu 69.
A Inter volta a cruzar com um time mineiro em um jogo eliminatório depois de 16 anos. Em 2010, a Inter passou tranquilamente da primeira fase, vencendo o Mogi Mirim por 1 a 0 e o Pernambucano por 3 a 2.
Como só o primeiro do grupo avançava, o Leãozinho decidiu a vaga com o Inter/RS, que tinha entre os titulares o goleiro Alisson Becker. E conseguiu avançar após um emocionante 2 a 2.
Na segunda fase daquele ano, a Inter eliminou o Campinas, dos ex-centroavantes Careca e Edmar, por 2 a 1. Nas oitavas de final o adversário foi o Cruzeiro. Quase 28 mil torcedores (recorde de público da história da Copinha no interior) viram o atacante Dudu marcar o gol da classificação da Raposa por 1 a 0. O mesmo Dudu que viria a brilhar no Palmeiras anos depois e que hoje está defendendo o Atlético/MG.
Samarone ainda não sabe se poderá contar com o zagueiro Samuel Pontes, que saiu machucado contra o CSA. Já Nicolas Dutra foi solicitado pelo técnico Alberto Félix para viajar à Monte Azul com o time principal.
Jogos de hoje:
G15 – Araraquara:
15h – Ferroviária x Cuiabá
17h15 – América/RJ x Quixadá/CE
G16 – São Carlos:
8h45 – Real Brasília/DF x União Cacoalense/RO
11h – São-Carlense x Santos
G17 – Cosmópolis:
13h – Red Bull Bragantino x São Luis/MA
15h15 – Cosmopolitano x Figueirense
G18 – Tietê:
13h – XV de Piracicaba x Canaã/DF
15h15 – Comercial Tietê x Criciúma
G19 – Sorocaba:
16h15 – Maruinense/SE x Independente/AP
18h30 – Real Soccer x São Paulo
G20 – Paulínia:
13h – Portuguesa x Operário/PR
15h15 – Paulínia x Vila Nova/GO
G21 – Guaratinguetá:
13h – São José x Nacional/AM
15h15 – Guaratinguetá x Juventude
G22 – Taubaté:
16h45 – Águia de Marabá/PA x Estrela de Março/BA
19h – Taubaté x Botafogo/RJ
G23 – Mogi das Cruzes:
13h – Centro Olímpico x Confiança/PB
15h15 – União Mogi x Fortaleza
G24 – Itaquaquecetuba:
13h – Novorizontino x Juventude Samas/MA
15h15 – Itaquaquecetuba x Náutico
G26 – Embu das Artes:
13h – Ituano x Ivinhema/MS
15h15 – Referência x Real/RS
G29 – Osasco:
18h45 – União/MT x QFC/RN
21h – Audax x Atlético/MG
G30 – Ibrachina:
13h – Santo André x Ferroviário/CE
15h15 – Ibrachina x Bangu
G32 – São Paulo:
8h45 – Portuguesa Santista x CSE
11h – Nacional x Internacional/RS
Confrontos da 2ª fase:
Chapecoense x Votuporanguense
Grêmio x Atlético/BA
Goiás x Mirassol
Sport x América/RN
Athletico/PR x Ceará
Grêmio Prudente x Osasco
Athletic/MG x XV de Jaú
Corinthians x Guarani
Bahia x Atlético/PI
América/MG x Inter de Limeira
Botafogo/SP x Vasco da Gama
Guanabara/GO x Tuna Luso
Ponte Preta x Francana




