Quando o técnico PC Santos voltou ao Independente após o fim da parceria do clube com a G10 Esportes Ltda, um dos seus objetivos era que o clube apostasse em limeirenses neste trabalho que está começando literalmente do zero, sem parcerias e sem terceirização.
O presidente Mário César Rodrigues concordou e tratou de procurar uma pessoa experiente e da cidade para ser o coordenador da base.
O escolhido é Laudenir Lopes, um dos melhores professores de Limeira. No passado, foi o grande mentor da escolinha do Metalúrgicos, que ganhou inúmeros títulos na cidade e na região, em especial a saudosa Copa Gazeta.
Lopes também responde pelas escolinhas do Brasil Soccer e pela Arena Lopes. Como jogador profissional que foi, Laudenir chegou a ser comandado por Tite no Caxias.
Lopes estava na base da Internacional, trabalhando na comissão técnica de Denis Augusto. Agora no Sub-15 e Sub-17 do Galo, ele terá a companhia de Vinícius Pedalada, que mesmo sendo ídolo na rival Internacional, jogou no Independente. Hoje atua também como professor na Arena Vitória.
Outro integrante da comissão técnica da base galista será Xandão, que trabalha como auxiliar de Edu Lopes no Paulista Cup Sub-20. O clube estuda fazer um coquetel de apresentação.
Em 2025, o Independente disputará os Campeonatos Paulistas Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Já o profissional vai encarar novamente a Bezinha, uma vez que foi rebaixado da Série A-4.