Uma lagoa na região da Patagônia, Argentina, ficou cor-de-rosa brilhante por conta da poluição. O fenômeno impressionante chamou a atenção de vários turistas e ativistas culpam o uso de um produto químico utilizado para preservar camarões para exportação.
A cor é causada pelo sulfito de sódio, um produto antibacteriano usado nas fábricas de peixes, cujo resíduo é responsabilizado por contaminar o rio Chubut, que alimenta a lagoa do Corfo e outros mananciais da região, segundo ativistas.
Moradores dos arredores reclamam de fortes odores na lagoa há muito tempo e afirmam que os resíduos são despejados diariamente. Virologistas apontam que estes resíduos devem ser primeiramente tratados para não acarretarem danos para a natureza e a população.
A lagoa, que não é usada para recreação, recebe escoamento do parque industrial de Trelew e já ficou da cor fúcsia antes.
Nas últimas semanas, os cidadãos de Rawson, na vizinha Trelew, bloquearam estradas usadas por caminhões que transportavam resíduos de peixe processado por suas ruas para tratar plantas na periferia da cidade.