A judoca Mayra Aguiar, medalhista olímpica e atleta da Sogipa, anunciou a aposentadoria. São três medalhas de bronze conquistadas em Londres, Rio de Janeiro e Tóquio, nas Olimpíadas de 2012, 2016 e 2021, respectivamente.
Mayra foi a primeira brasileira a ter três medalhas olímpicas individuais com o bronze conquistado em Tóquio, em 2021. Depois, o feito foi superado pela ginasta Rebeca Andrade.
Mayra também é tricampeã mundial de judô em 2014, 2017 e 2019, além de outras quatro medalhas em Mundiais entre 2010 e 2022. A judoca também tem quatro medalhas pan-americanas, uma delas de ouro.
“Venho aqui informar que estou encerrando oficialmente minha carreira esportiva em alto rendimento. Fui até onde meu corpo permitiu e, mesmo quando ele não permitia mais, forcei ainda mais alguns anos, porque sou teimosa. O judô moldou minha vida, meus valores, minhas amizades e minha visão de mundo. Serei eternamente grata por tudo o que vivi dentro e fora dos tatames”, disse a judoca gaúcha no Instagram.
A trajetória no judô começou aos 11 anos, quando Mayra começou a treinar na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Aos 14 anos, a gaúcha estreou na seleção brasileira júnior (Sub 20). Dois anos depois, já integrante da equipe adulta.