Nove jovens atendidos pelo Centro Síndrome de Down (CESD), com idades entre 16 e 18 anos, participaram de uma ação especial nesta segunda-feira, 16 de setembro, que os incentivou a conquistar mais autonomia. A atividade, realizada em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), fez parte da Semana da Mobilidade Urbana de Campinas e incluiu um passeio de ônibus até o distrito de Sousas. O objetivo foi ensinar, na prática, como utilizar o transporte público de maneira segura e independente.
O passeio teve início no CESD, localizado na Vila Brandina, com a equipe pedagógica acompanhada por profissionais da Emdec. O grupo caminhou até o ponto de ônibus mais próximo e embarcou em um veículo cedido pela empresa Pádova. Durante o trajeto, os jovens receberam orientações sobre o uso do bilhete único e tiveram uma experiência prática sobre mobilidade urbana.
“A atividade procura, por meio de uma vivência prática, estimular os alunos ao exercício de uma mobilidade urbana autônoma, inclusiva e sustentável”, explicou Caio Pedron, analista de Educação da Emdec e responsável por orientar o grupo durante o passeio.
Para alguns dos adolescentes, esta foi a primeira vez utilizando o transporte público, enquanto outros aproveitaram a oportunidade para conhecer Sousas em companhia dos amigos. Rafaella dos Reis, 18 anos, compartilhou sua experiência: “Nunca fui com eles lá, achei legal”.
A psicopedagoga Gabriela Dias, que acompanha o grupo no CESD, destacou a importância dessa atividade no desenvolvimento dos jovens. “Eles estão em um ciclo de vivências antecipatórias do mercado de trabalho e da vida adulta, como pegar ônibus e ir a lugares de interesse. É fundamental que políticas públicas de mobilidade incluam não só pessoas com deficiência física, mas também intelectual.”
Após um dia repleto de estímulos e aprendizado, os jovens retornaram ao CESD, encerrando uma tarde de descobertas sobre mobilidade e independência, elementos importantes para seu desenvolvimento e integração social.