Jovens limeirenses do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 e que ainda não realizaram o alistamento militar terão até o dia 30 de junho para cumprir com a obrigação. O procedimento deve ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na sede da Junta de Serviço Militar que disponibiliza um computador com acesso à internet para quem não dispõe do equipamento em casa. O alistamento teve início no dia 1º de janeiro.
Todos os brasileiros devem se alistar, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Para o alistamento no site, é necessário realizar um cadastro prévio no endereço scp.brasilcidadao.gov.br onde deverá constar seus dados pessoais, endereço e um e-mail válido.
Uma vez feito o alistamento, o jovem recebe um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá verificar, por meio do portal, se continuará na seleção ou se foi dispensado, inclusive, recebendo mensagem sobre sua situação via SMS ou e-mail. No final do processo, o jovem receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou será selecionado para o serviço militar inicial no TG 02-020.
Anualmente, em Limeira, 2,2 mil jovens realizam a inscrição. Desses, 650 são selecionados e 100 convocados para integrar o Tiro de Guerra 02-020.
OBRIGATORIEDADE
Todos os brasileiros do sexo masculino que fazem 18 anos neste ano devem se alistar. Quem perder o prazo, deve ir à Junta, pagar uma multa de R$ 4,14 que é corrigida trimestralmente pelo IPCA, e realizar o alistamento.
Aqueles que deixam de se alistar não podem se matricular em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte ou prorrogar a validade do documento; ser empregado em empresas ou exercer cargo público; prestar concursos; obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais; entre outros impedimentos.
Em Limeira, a sede da Junta Militar fica na Rua Tiradentes, 1.366 – anexo ao Pátio Limeira Shopping, no 2º andar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-6532.