Doze adolescentes que estavam internados em dez centros socioeducativos da Fundação Casa, localizados em seis cidades no Estado de São Paulo, conseguiram ingressar no Ensino Superior através de bolsas de estudos integrais ou parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse número representa 24% dos 50 adolescentes inscritos nos processos seletivos federais e que fizeram o Exame Nacional para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), edição de 2022, cujos resultados foram divulgados em fevereiro.
Os jovens matriculados começam a cursar 11 graduações distintas no primeiro semestre de 2023, nas modalidades presencial ou ensino a distância, conforme escolha individual. São formações nas áreas de Engenharia Mecânica, Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação, Educação Física, Agronomia, Pedagogia, Matemática, Letras, Licenciatura em Química e História.
Os adolescentes contemplados estão ou estiveram internados nos centros socioeducativos Itaquera, Feminino Bom Retiro, Chiquinha Gonzaga, Ouro Preto e João do Pulo, em São Paulo; Morro Azul, em Limeira; João Paulo II, em Cerqueira César; Nelson Mandela, em Bauru; Rio Novo, em Iaras; e Sertãozinho.
O presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, avalia que o ingresso no Ensino Superior é um meio para esses adolescentes adquirirem uma formação profissional e cidadã para que consigam projetar o próprio futuro. Ele também destaca o trabalho conjunto dos servidores e dos professores das escolas vinculadores, que foi muito importante para incentivar o progresso desses adolescentes.
No ano passado, 367 jovens da Fundação CASA foram inscritos para prestar as provas do Enem PPL. Destes, 50 foram inscritos no ProUni e Sisu, sendo que 30 deles alcançaram pontuação superior a 500 pontos.
A educação escolar na Fundação CASA é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo conteúdo programático, calendário e material didático da rede pública estadual. A preparação para o Enem PPL ocorreu principalmente durante as aulas, embora a equipe pedagógica de cada centro socioeducativo tenha tido autonomia para aplicar atividades de preparação extra, com auxílio de pedagogos ou agentes educacionais da Instituição.
Os adolescentes contaram com apoio adicional da Aprendo Livre, uma plataforma digital de educação a distância, com conteúdos e aulas preparatórias para o Enem. A iniciativa resultou de uma parceria, em 2022, entre a Fundação CASA e a Open Green Road, empresa chilena responsável pela plataforma. O trabalho conjunto de todos esses atores contribuiu para que esses jovens conseguissem um futuro promissor, com acesso ao Ensino Superior e melhores oportunidades de vida.