Uma jovem de 19 anos teve que passar por uma cirurgia e perdeu parte do pulmão após contrair fungos durante o uso de narguilé, em Cuiabá (MT).
Livia Monteiro passou uma cirurgia de lobectomia nesta semana e precisou de transfusão, após a perder uma grande quantidade de sangue durante o procedimento cirúrgico.
Ela que ficou dois dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), agora se recupera em uma enfermaria. A jovem usou as redes sociais para deixar um alerta aos amigos. “O pós-operatório não é fácil. É preciso fica com um dreno o tempo inteiro durante uns cinco dias. Os fungos é silencioso e se prolifera pelos órgãos, podendo causar morte ou até mesmo paralisação do órgão. A dor é tanta que estou à base de morfina e mesmo assim ainda sinto dor”, disse.
Livia contou que faz uso do narguilé desde os 16 anos, mas não era constante e em abril deste ano, pela primeira vez, se sentiu mal após o uso.
Ela relata que sentiu falta de ar e febre. Acreditando estar com Covid-19, foi até o hospital, onde realizou três testes e todos deram negativo. Depois foi realizada uma tomografia e os médicos de plantão não encontraram nada de anormal.
A mãe de Livia resolveu leva-la para uma consulta com pneumologista e foi diagnosticada com aspergilose. Uma espécie de infecção causada por fungos.
Após um breve tratamento, ela foi encaminhada para uma cirurgia que durou cerca de 6 horas.
A jovem ainda ressaltou para que “sejam cuidadosos e exijam sempre os devidos cuidados com o uso do narguilé”.