Em uma nota divulgada neste domingo (21), o jornal Estado de São Paulo, o Estadão, afirmou que ao contrário do publicou em seu portal na última sexta-feira (19), não é possível dizer que uma menina teria se recusado a cumprimentar o presidente Jair Bolsonaro durante um evento ocorrido na quarta-feira (17).
Um vídeo com a cena foi postado pelo próprio presidente em seus canais oficiais nesta sexta (19). A filmagem é coberta pelo som do Hino Nacional, não sendo possível ouvir com clareza o que o presidente conversava com as crianças.
No sábado (20), o Estadão divulgou uma matéria intitulada “Menina se recusa a cumprimentar Bolsonaro durante cerimônia de Páscoa”, que viralizou nas redes sociais e em outros portais.
A criança, identificada como Yasmin, é aluna da escola Classe 1 da Estrutural, localizada na região periférica da Capital Federal. Durante o evento, Jair Bolsonaro, acompanhado da primeira-dama, Michelle, sorri e pega algumas crianças no colo. Ele cumprimenta alguns estudantes.
Neste domingo (21), o próprio Estadão veio a público e explicou que teve acesso por meio de uma fonte do governo ao vídeo com legenda, onde é possível ouvir o presidente perguntando às crianças se elas eram palmeirenses. É nesse contexto que a menina faz sinal de negativo para o presidente. Diferente do que o jornal havia noticiado.
A matéria já foi retirada do ar, mas em uma breve pequisa feita pelo Rápido no Ar, é possível encontrar vários sites que ainda mantém o conteúdo.